significado de poder
O poder é um aspecto potencial em todas as relações sociais e se caracteriza pela sua condição se assimetria: o sujeito que possui poder exerce um controle maior sobre a conduta do outro sujeito que sofre essa forma de agir como subalterno nesse sentido próprio.
Se definirmos poder com o que aprendemos nas enciclopédias, as definições são muitas e variadas como, por exemplo: Estar capacitado, juntar condições para fazer o que se expressa; ou faculdade para fazer alguma coisa; domínio ou influencia que se tem sobre alguma coisa; possessão o pertencia de uma coisa; força, capacidade, eficácia; capacidade para provocar alguns efeitos; autorização para fazer alguma coisa devido a que se possui autoridade para executar algo.
Poder também significa a probabilidade de impor a vontade própria dentro de uma relação social, ainda que haja resistência, e qualquer que seja o fundamento dessa probabilidade. É assim como define poder Max Weber.
Poder também se pode definir como a probabilidade total de encontrar obediência a uma ordem determinada entre sujeitos.
Poder é a expressão máxima de atendimento de uma vontade de um sujeito dominante ou que possui o poder dado ou adquirido de alguma maneira dentro de uma sociedade, um grupo ou numa simples convivência. O poder é, em certo ponto, absolutismo; a vontade de um ou mais sobre alguns poucos ou sobre muitos. Exercer o poder é a garantia de que quem controla tem característica de líder e de controlador no sentido expressivo da ação.
Poder é poder. Poder, como verbo, explica perfeitamente o verdadeiro sentido da palavra. Não foge à regra dos verbos