Discurso da linguagem
REVISTA ELETRÔNICA DO INSTITUTO DE HUMANIDADES
ISSN 1678-3182
VOLUME VII
NÚMERO XXV
ABR – JUN 2008
DISCURSO E LINGUAGEM: UMA PERSPECTIVA SOCIAL
Rogério Tilio
UFF
Doutor em Letras (PUC-Rio)
Resumo: O presente trabalho é uma revisão bibliográfica dos conceitos de discurso e linguagem dentro de uma perspectiva social, e não apenas lingüística. Discute-se criticamente a noção de discurso sob a ótica sócio-construcionista, em que as interações sociais se constroem e são construídas a partir do discurso, e, condizente a esta crença, a teoria de linguagem sistêmicofuncional, segundo a qual a linguagem é produto da interação do texto, seus interlocutores e do meio social em que estão inseridos.
Palavras-chave: discurso, linguagem, sócio-construcionismo, lingüística sistêmico-funcional
Discourse and Language : a social perspective
Abstract: This work is a review of the literature of the concepts of discourse and language, under a social perspective which goes beyond the linguistic issue. The concepts are discussed critically: the notion of discourse, under the light of socio-construcionism, in which social interactions are constructed within and emerge from discourse, and, lined up with this view, the systemic-functional theory, according to which language is the product of the interaction among text, its interlocutors and the social environment in which all are inserted.
Keywords: discourse, language, socio-construcionism, systemic-functional linguistics
1. Introdução
A língua penetra na vida através dos enunciados concretos que a realizam, e é também através dos enunciados concretos que a vida penetra na língua (Bakhtin, 1979 [2000, p. 282)].
Ao se falar em analisar o discurso, deve-se, em primeiro lugar, definir o que se entende por discurso neste texto. Este capítulo tem como objetivo estabelecer as premissas básicas para a análise do discurso, que o presente texto pretende discutir, a saber, estabelecer um conceito de