Significado de pobreza, desigualdade, exclusão social e cidadania para a economia de um país?
578 palavras
3 páginas
Qual o significado de desigualdade, pobreza, exclusão e cidadania para a economia de um país? Aponte na contextualização os desafios econômicos e sociais a serem superados para a conquista plena do desenvolvimento. Explique o que vocês entendem por Política Social. Quais as Políticas Sociais do Estado de Mato Grosso? Pobreza, desigualdade e exclusão social nada mais são do que a privação de direitos básicos de todos os indivíduos. Elevar o padrão de vida das pessoas que ainda vivem em situação de pobreza e extrema pobreza é condição essencial para o sucesso do modelo de desenvolvimento que o Brasil quer adotar, enfatizando assim o que se entende por cidadania. Provenientes de má focalização e distribuição de renda esses conceitos são mais evidentes com o avivamento da sociedade capitalista. No capitalismo é próprio da sociedade excluir e incluir à medida das necessidades. Segundo KOWARICK (1999), temos uma sociedade extremamente marginalizadora do ponto de vista econômico e social, que tem constituído massas de trabalhadores com rendimento ínfimo, que os levam a uma vida precária e sem proteção social. O reflexo no desenvolvimento tanto econômico quanto social do país é negativo:
-O crescimento econômico fica prejudicado.
-A falta de acesso à educação de qualidade gera indivíduos desqualificados para o mercado de trabalho e com consciência política limitada, o que para alguns governantes é de grande proveito.
-Saúde pública precária.
-Habitação inadequada associada a problemáticas como saneamento básico, por exemplo, promove problemas de saúde pública, logo, gastos para corrigi-los. Como desafios a serem superados para o pleno desenvolvimento, podemos ir à contramão dos itens citados acima elencando: educação de qualidade, qualificação para o mercado de trabalho, logo, melhores salários, acesso a habitação e saúde de qualidade bem como focalização adequada de gastos sociais. Ou seja, é imprescindível elaborar políticas que garantam aos indivíduos