Significado da doença em crianças com diabetes
2012/2013
Introdução
A recensão crítica que nos propomos fazer baseia-se no artigo empírico Narrativas e Significados da Doença em Crianças com Diabetes Mellitus Tipo I: Contributos de um Estudo Qualitativo, que tem como tema central a diabetes mellitus tipo 1, doença crónica que afecta as crianças.
Trata-se de um artigo publicado numa revista da especialidade - Psicologia, Saúde & Doenças – que se destina a profissionais da área de saúde. Contudo, a clareza e a relativa acessibilidade dos conteúdos permite que seja lido por indivíduos com interesse nesta área.
As autoras têm como objectivo conhecer e estudar as significações, isto é as crenças, percepções e representações que as crianças com diabetes mellitus tipo 1 atribuem à doença. Propõem-se conhecer alguns aspectos da história de vida dessas crianças e compreender como é que essas vivências se entrecruzam com as significações atribuídas à doença. Por fim as autoras pretendem compreender a adesão terapêutica a partir da significação da doença. Junto de uma amostra de crianças com diabetes mellitus tipo 1, seguidas em hospital público e com características previamente definidas, foi aplicada uma metodologia especifica, grounded theory, operacionalizada através de entrevistas semiestruturadas, instrumento privilegiado de recolha individual de dados, em que a narrativa permite um entendimento sobre as experiência de vida. Nessas entrevistas foram abordadas as rotinas da criança e o estilo de vida, a relação com os elementos significativos, as questões referentes à doença, o auto-conceito e o auto-controlo.
O diagnóstico de uma doença crónica traz alterações nas rotinas diária das crianças e das respectivas famílias; a impossibilidade de cura causa um grande impacto; os cuidados que a doença exige, nomeadamente injecções diárias de insulina, leva-nos a afirmar, com fundamento nas narrativas obtidas, que a doença