hemograma
Hemoglobina: é uma proteína presente nas hemácias. É um pigmento que dá a cor vermelha ao sangue e é responsável pelo transporte de oxigênio no corpo. A hemoglobina baixa causa descoramento do sangue, palidez do paciente, e falta de oxigênio em todos os órgãos.
Poliglobulia e policitemia: são melhores avaliadas no hemograma, pela contagem de hemácias. O hematócrito e a dosagem de hemoglobinas também podem estar alterados, mas.
Vcm :Volume corpuscular médio. Serve para avaliar os tipos de anemia que se manifestam com hemácias de grande, pequeno ou tamanho normal, isto é, anemias macro, micro e normocíticas.
Rdw : Avalia o grau de variação no tamanho das hemácias. Útil para diferenciar as anemias com deficiência de ferro das talassemias.
Hemacias: São os glóbulos vermelhos, os valores normais variam de acordo com o sexo e com a idade (todo laboratório coloca os valores de referência no próprio resultado de exame). Valores baixos de hemácias podem indicar um caso de anemia normocítica (aquela que as hemácias tem tamanho normal, mas existe pouca produção dessas células), valores altos são chamados de eritrocitose e podem indicar policitemia oposto da amenia, pode aumentar a espessura do sangue, reduzindo a sua velocidade de circulação).
Microcitose : Hemácias abaixo de 80 u3 (adulto) Estão Associadas à Deficiência de Ferro, Talassemias e Anemias Sideroblásticas. Macrocitose - Hemácias acima de 100 u3 (adulto). Estão Associada à Deficiência de Vitamina B12, Quimioterapia, Doença Hepática, Hipotireoidismo e Mieloma.
Ipocromia : Hemácias menos coradas do que o normal. Observa-se na hematoscopia um aumento do halo central da hemácia.
Hematócritos: é a porcentagem da massa de