Doença crónica
(Psicologia)
Gandra, 13 de Dezembro de 2010
Doença crónica é uma doença que não é curada num curto espaço de tempo (até 3 meses). Podem ser sérias podendo levar a morte do indivíduo. São doenças de evolução prolongada, permanentes, para as quais, actualmente, não existe cura, afectando negativamente a saúde e funcionalidade do doente. No entanto, os seus efeitos podem ser controlados, melhorando a qualidade de vida destes doentes. Temos como exemplos as seguintes doenças :
Diabetes;
Obesidade;
Cancro;
Doenças respiratórias;
Doenças cardiovasculares;
A maioria das doenças auto-imunes;
Algumas infecções como a tuberculose, lepra, sífilis ou gonorreia;
A SIDA.
Neste trabalho referimos reações emocionais nomeadamente da doença da SIDA e diabetes mellitus tipo I, e mais resumidamente o cancro e lupus.
VIH/SIDA
“A SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa infectada. A transmissão pode acontecer de três formas: relações sexuais; contacto com sangue infectado; de mãe para filho, durante a gravidez ou o parto e pela amamentação.” (http://www.roche.pt/sida/o_que_e_a_sida/)
“A SIDA provoca ainda perturbações como perda de peso, tumores no cérebro e outros problemas de saúde que, sem tratamento, podem levar à morte. Esta síndrome manifesta-se e evolui de modo diferente de pessoa para pessoa.” (http://www.roche.pt/sida/o_que_e_a_sida/)
Reacções Emocionais à doença
Pânico, raiva, culpa e depressão
Quando o paciente recebe o resultado positivo, vêmo-lo num estado de desamparo e de desorganização emocional, com sentimentos de culpa, raiva e pânico. Alguns sentem-se impotentes e ficam paralisados em estado de choque. A crença na HIV como provocadora de uma morte imediata, entre outros sentimentos do sujeito, pode levá-lo à tentativa de suicídio. Outros ficam ansiosos e maníacos tentando correr contra o tempo. A confusão emocional