DOENÇA CRONICAS
Doença Crônica
Ajuda
Ensino
Recursos Adicionais
Entender as Doenças Crônicas
As doenças crônicas podem começar em qualquer época da vida, desde a infância até a velhice. Algumas dessas doenças contribuem para deficiências claramente visíveis, mas outras criam deficiências “invisíveis” que talvez não sejam prontamente aparentes. Os familiares e outros que cuidam de pessoas com doenças crônicas também enfrentam desafios difíceis.
As doenças crônicas diferem nos sintomas, no tratamento e na evolução. Algumas podem incorrer em risco de vida, e à medida que progridem, a qualidade de vida e a independência deterioram. Outras, embora persistentes, podem ser menos debilitantes e respondem bem ao tratamento.
Alguns exemplos de doenças crônicas incluem uma grande variedade de doenças como a paralisia cerebral, asma, esclerose múltipla, epilepsia, câncer, diabetes, doenças cardíacas e síndrome da fadiga crônica.
A vida de uma pessoa com doença crônica envolve mais do que as limitações físicas geradas pela doença. Pode também contribuir para desafios financeiros, de relacionamento e emocionais. As pessoas podem sentir solidão, vergonha, temor e preocupações com a dependência. Em geral, leva tempo para adaptar-se e aceitar as realidades de uma doença debilitante prolongada.
A vida em família pode ser imensamente afetada se o provedor principal não puder trabalhar ou se o tratamento exigir mudanças a longo prazo na rotina e nas atividades da família. Aprender a seguir instruções médicas, administrar medicamentos, solucionar problemas financeiros e adaptar-se às limitações e mudanças geradas pela doença exige o aprendizado de novas habilidades e maneiras de lidar com os problemas.
Aqueles que conseguem fazer isso bem geralmente contam com uma rede de apoio de pessoas que os ajudam a manter um senso de dignidade e autoestima. Também se esforçam para manter a companhia do Espírito, permanecer próximos do Senhor e guardar os mandamentos.
Voltar