Envelhecimento ativo: uma política de saúde
Com base na sexualidade vamos tratar dos métodos anticoncepcionais, que não servem apenas para prevenir uma gravidez indesejada, mas também para prevenir doenças sexualmente transmissíveis. Iremos mostrar alguns tipos de métodos contraceptivos, qual a sua função e sua eficácia.
1. Camisinha Masculina
A camisinha é feita também de látex, material que tem certa elasticidade. Ela é colocada no pênis ereto do homem, com o objetivo de barrar os espermatozoides logo após a ejaculação. Na ponta, é muito importante deixar uma parte vazia sem ar, para que ali fique o esperma. Caso contrário, a camisinha pode estourar ou o esperma subir até a base do pênis, tendo contato com o corpo feminino. A camisinha, além de evitar a gravidez, também evita a aquisição de DSTs (doenças sexualmente transmissíveis), como sífilis, gonorreia, AIDS, etc. É um método barato e acessível a todas as camadas da sociedade, fazendo com que seja o método contraceptivo mais adotado no mundo. A sua eficácia fica em torno de 96%, se utilizada corretamente.
Imagem 1: Camisinha masculina Fonte:https://www.google.com.br/search?q=camisinha+masculina+desenho&um=1&ie=UTF8&hl=ptBR&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=lLATUo3jG4Og2gWg7oDADA&biw=1366&bih=643&sei=mLATUp6HDeGx2QWg94D4DQ
2. Camisinha Feminina
É um “saco” feito de mesmo material que a camisinha masculina, que possui dois anéis nas extremidades. Um serve para facilitar a introdução da camisinha na vagina, e o outro serve para segurar a camisinha na vulva, protegendo os pequenos e grandes lábios também. Evita a aquisição de DSTs e AIDS. A eficácia contra a gravidez é de aproximadamente 97%.
Imagem 2: Camisinha feminina