financeira
Taxa Efetiva: A taxa efetiva pressupıe incidÍncia de juros apenas uma
˙nica vez em cada perÌodo a que se refere a taxa, isto È,a unidade de tempo da taxa coincide com a unidade de tempo dos perÌodos de capitalizaÁ„o, ou seja, a taxa efetiva È a taxa por perÌodo de capitalizaÁ„o. Quando o perÌodo de capitalizaÁ„o n„o È mencionado, fica subentendido que o mesmo coincide com o perÌodo de tempo da taxa.
Exemplos:
1. 24% ao ano, capitalizaÁ„o anual ou 24% ao ano.
2. 10% ao mÍs, capitalizaÁ„o mensal ou 10% ao mÍs.
Taxa nominal: A taxa nominal pressupıe incidÍncia de juros mais de uma vez em cada perÌodo a que e refere ataxa,isto È,a unidade de tempo a que se refere a taxan„ocoincidecom aunidadede tempodosperÌodosdecapitalizaÁ„o.
Quando uma taxa for enunciada desta forma, para que a mesma seja aplic·vel ‡s fÛrmulas com as quais trabalhamos, devemos primeiramente transform·-la em taxa efetiva utilizando o critÈrio da proporcionalidade, fazendo coincidir a unidade de tempo da taxa com a unidade de tempo do perÌodo de capitalizaÁ„o.
Exemplos:
1. 24% ao ano, capitalizaÁ„o mensal ou 2% ao mÍs.
2. 6% ao mÍs, capitalizaÁ„o di·ria ou 0,2% ao dia (1 mÍs com 30 dias).
Taxas equivalentes: duas taxas s„o ditas equivalentes quando, embora referidas a unidades de tempo diferentes, aplicadas sobre o mesmo capital, durante o mesmo perÌodo, produzem o mesmo valor.
Elementos NotaÁ„o
Taxa que quero calcular .................................................. iq
Taxa que tenho ............................................................... it
Unidade da taxa que quero calcular ................................ q
Unidade da taxa que tenho ............................................. t
C·lculo da taxa equivalente:
Exemplos:
1. Suponha as taxas de 10% ao mÍs e 33,10% ao trimestre. Considere o capital de R$ 20.000,00 aplicado durante 3 meses a essas taxas. Os valores futuros produzidos s„o:11
COLE«ÃO
GESTÃO
EMPRESARIAL
Dados: PV = R$ 20.000,00; n = 3