Financeira
O Planejamento Financeiro identifica a necessidade de expansão da empresa e eventuais desajustes. Por meio do planejamento é possível selecionar, com maior margem de segurança, os ativos mais rentáveis e condizentes com os negócios da empresa de forma a estabelecer uma rentabilidade satisfatória sobre os investimentos. O Controle Financeiro avalia todo o desempenho financeiro da empresa. Analisa os desvios que ocorrerem entre os resultados previstos e realizados, e propõe de medidas corretivas. A Administração de Ativos tem como objetivo obter a melhor estrutura, em termos de risco e retorno dos investimentos empresariais e proceder a um gerenciamento eficiente de seus valores. Também se envolve na gestão da liquidez e do capital de giro, onde são avaliadas as eventuais defasagens entre entradas e saídas de dinheiro de caixa. A Administração de Passivo está voltada para o levantamento de fundos de provedores de capital, envolvendo principalmente o gerenciamento das obrigações financeiras e a composição do passivo, identificando a estrutura adequada em termos de liquidez, redução de seus custos e risco financeiro.
Qual atividade da Administração Financeira está voltada para a estrutura de capital?
A administração de passivo está voltada para o levantamento de fundos (provedores de capital), envolvendo principalmente o gerenciamento das obrigações financeiras e a composição do passivo, identificando a estrutura adequada em termos de liquidez, redução de custos e risco financeiro.
Quais são as duas decisões mais corriqueiras na administração financeira?
As decisões financeiras tomadas regularmente por uma empresa resumem-se na captação de recursos – decisões de financiamento –, e na aplicação dos valores levantados – decisões de investimento. São decisões que toda empresa toma