Shop floor
O Sistema Toyota de Produção, também chamado de Produção enxuta e Lean Manufacturing, surgiu no Japão, na fábrica de automóveis Toyota, logo após a Segunda Guerra Mundial. Nesta época a indústria japonesa tinha uma produtividade muito baixa e uma enorme falta de recursos, o que naturalmente a impedia de adotar o modelo da Produção em massa.
Devido ao sucesso e resultados obtidos pela Toyota Motors Company, estudos são realizados com o intuito de entender o segredo do sucesso da empresa que é hoje copiada pelos seus concorrentes, assim como também, por outras dos mais diferentes setores.
Segundo Shunichi Kimura, gerente geral do Instituto Toyota e do RH global “a origem da força Toyota é ser capaz de maximizar seu desempenho enquanto organização por meio do trabalho em equipe e de desenvolver as pessoas por meio do trabalho em si”. Ou seja, a visão, os valores e filosofias da liderança devem estar conectados às atividades diárias no chão de fábrica.
Gestão Chão de fábrica
O Sistema de Desenvolvimento da gestão de fábrica (FMDS) (Floor Management Development System)
O FMDS é o sistema que a Toyota usa para ensinar líderes de grupo e gerentes a administrar o chão de fabrica. A Toyota descreve os pontos principais de um sistema que alinha a gerencia do chão de fabrica às atividades de desenvolvimento para atingir metas da empresa: * Demonstrar visualmente a condição de gerência para a oficina e o alinhamento das atividades diárias às metas * Promover a comunicação em duas vias, criando um ambiente que resolva as condições anormais por meio de solução de problemas concentrada, determine o apoio e os recursos necessários e desenvolva os membros da equipe.
Desenvolver a mentalidade enxuta é criar um hábito de ser obcecado por fazer melhor. Por hábito, é procurar todos os dias as oportunidades de ser mais rápido ou de reduzir custos em cada tarefa que executar. Em vez de ficar esperando por oportunidades correr atrás delas.