Algoritmos
Os algoritmos de roteamento podem ser agrupados de acordo com sua forma de funcionamento e características. Este capítulo apresenta uma breve explicação e aponta as principais características dos principais tipos de algoritmos de roteamento. Esta classificação é apresentada para algoritmos de roteamento de uma forma geral, sendo também extensível para algoritmos de roteamento para redes ad hoc. É importante salientar que cada algoritmo pode apresentar mais de uma das características descritas abaixo, já que não são mutuamente exclusivas. Por exemplo, um algoritmo pode ser distribuído e apresentar uma abordagem pró-ativa, ou ser adaptativo e hierárquico, ou até mesmo ter estas quatro características.
Os algoritmos de roteamento podem ser classificados em :
Estático ou Dinâmico; Os algoritmos de roteamento podem ser agrupados em duas grandes classes: os algoritmos estáticos e os algoritmos dinâmicos [62]. Os algoritmos estáticos, ou não adaptativos, ``aprendem'' as rotas na sua inicialização e após isto estas rotas não sofrem alteração, a não ser em caso de falha. Devido à constante alteração topológica das redes ad hoc, a aplicação deste tipo de algoritmo não faz sentido, pois não é possível manter a integridade das rotas escolhidas na inicialização da rede.
Algoritmos adaptativos são os que têm a capacidade de mudar suas decisões de roteamento de acordo com o estado da rede. A forma como as informações sobre o estado da rede são obtidas e quais métricas são utilizadas para alteração das rotas variam de algoritmo para algoritmo. Pode-se perceber facilmente que este tipo de algoritmo é mais indicado para redes ad hoc, devido à sua capacidade de adaptar-se dinamicamente às mudanças de configuração da rede.
Distribudo ou Centralizado; Algoritmos de roteamento podem também ser centralizados ou distribuídos. No modelo centralizado, todas as rotas são criadas por um único nodo da rede. Na forma distribuída, cada nodo repassa