Shop floor - gestão no chão de fábrica
O Sistema Toyota de Produção, também chamado de Produção enxuta e Lean Manufacturing, surgiu no Japão, na fábrica de automóveis Toyota, logo após a Segunda Guerra Mundial. Nesta época a indústria japonesa tinha uma produtividade muito baixa e uma enorme falta de recursos, o que naturalmente a impedia de adotar o modelo da Produção em massa.
Devido ao sucesso e resultados obtidos pela Toyota Motors Company, estudos são realizados com o intuito de entender o segredo do sucesso da empresa que é hoje copiada pelos seus concorrentes, assim como também, por outras dos mais diferentes setores.
Segundo Shunichi Kimura, gerente geral do Instituto Toyota e do RH global “a origem da força Toyota é ser capaz de maximizar seu desempenho enquanto organização por meio do trabalho em equipe e de desenvolver as pessoas por meio do trabalho em si”. Ou seja, a visão, os valores e filosofias da liderança devem estar conectados às atividades diárias no chão de fábrica.
Gestão Chão de fábrica
O Sistema de Desenvolvimento da gestão de fábrica (FMDS) (Floor Management Development System) é o sistema que a Toyota usa para ensinar líderes de grupo e gerentes a administrar o chão de fabrica.
Os valores do Modelo Toyota impulsionam as ações diárias da liderança. Os líderes fazem treinamento (coaching), ensinam e apoiam os membros da equipe que fazem o trabalho de valor agregado. Em outras palavras eles servem à equipe e as tarefas, articulando o trabalho padronizado, treinando as competências de trabalho necessárias, marcando reuniões de equipe regulares para fornecer informações no momento apropriado, ajudando a resolver problemas e garantindo a conquista de reconhecimento.
O Modelo Toyota existe para cultivar líderes. Os líderes devem conseguir integrar as competências principais, contratar as melhores pessoas, treiná-las para seguir o trabalho padronizado e instruí-las sobre como identificar e resolver problemas. Esses líderes são parte