Shigella
The bacterial dysentery - SHIGELLA
Resumo: Tem como objetivo abordar as manifestações, envolvendo um caso que obtém pouco conhecido pelas pessoas como a shigelose, uma doença bacteriana que afeta o sistema digestório com grande intensidade, onde a mesma precisa ser tratada e diagnosticada o quanto antes.
A Shigella é conhecida como disenteria bacteriana, é gram-negativa é adquirida por maus hábitos de manipulação com os alimentos consumidos, apresenta resistência a formas de refrigeração e sobrevivem a alimentos com pouca concentração de água. É uma doença que se desencadeia em quatro espécies relacionadas a ela, tais como: S. Dysenteriae, S. Boydii, S. flexneri e a S. sonnei.
Palavras-Chave: Shigella, alimentos, disenteria bacteriana.
INTRODUÇÃO:
É uma doença bacteriana, conhecida como disenteria bacteriana ou shigelose. Ela foi descoberta pelo microbiólogo japonês Kiyoshi Shiga, em 1898. É ocasionada com uma intoxicação alimentar, que faz com o indivíduo tenha uma diarreia sanguinolenta, sendo seu agente etiológico a bactéria do gênero shigella.
Bactéria especificamente Gram – Negativas que são anaeróbias, facultativas e imóveis. Pertence a família Enterobacteriacea. Ao contrario de outros patógenos que habitam o intestino, as shigella são altamente invasivas. Essas bactérias são responsáveis por destruir os ribossomos das células que as hospedam, bloqueando a síntese proteica, fazendo assim a morte dessa célula. (Vranjac. Alexandre, 2013)
O período de incubação dessa bactéria varia de 12 a 48 horas. Ao ser ingerido, ela tem o poder de invadir as células intestinais destruindo-as, onde levará a absorção de perda da capacidade de água por parte delas, hemorragias de vasos locais, perda adicional de muco após a destruição das células caliciformes.
As espécies destes gêneros são os agentes da disenteria bacilar nos seres humanos, tendo-se isolado quatro espécies associadas a esta doença: S.