ponte de macarrão
2° Semestre
Trabalho realizado como partes das atividades Práticas Supervisionadas do Curso de Engenharia do Instituto Ciências Exatas e Tecnológicas- Universidade Paulista- UNIP
São José do Rio Preto
2013
Introdução
A Engenharia é tão antiga quanto à humanidade e anda junto com as evoluções humanas, pois desde os tempos remotos o homem busca soluções para o seu cotidiano.
Com o passar do tempo o homem começou a produziu itens para facilitar sua vida, na antiguidade, utilizava-se pedras pontiagudas, o que facilitou o preparo da caça para sua alimentação. A partir de então a engenharia se tornou essencial para sobrevivência e evolução da humanidade, pois permitia a criação de novos itens e técnicas para aperfeiçoar estas tarefas.
Até em tão existiam apenas dois tipos de engenharia a militar destinada aos militares e a civil destinada aos cidadãos, pois era a profissão que durante o Império Romano era responsável por projetar e construir as estradas, pontes, aquedutos, palácios, sistemas de esgotos, termas, ou qualquer obra ligada à vida das pessoas em sociedade.
Foi quando o Império Bizantino sofria grandes ataques, neste ponto a Engenharia ganhou novos ares, os conhecimentos foram aproveitados, principalmente para fins militares, como a construção de fortalezas e muralhas no redor das cidades. Um exemplo e a Muralha Aurelina, localizada em Roma, era simplesmente um conjunto de muralhas que cercavam a cidade, também a Muralha da China, essas com o intuito de proteção.
A engenharia civil esta presente em todos os momentos de nossas vidas, basta olhar em nosso redor, quando estamos dirigindo nossos automóveis sobre pontes e rodovias, quando vamos trabalhar ao caminhar pelas ruas até os metrôs, no edifício em que estudamos, enfim tudo que está