Introdução ao TIC
A humanidade nunca havia vivido em toda sua história tão evidente progresso como o que ocorre agora. Todo um cenário foi modificado, devido à intensa presença da tecnologia na vida das pessoas. Aliás, estas são as que sofreram as maiores modificações, pois gradativamente foram substituídas por “máquinas inteligentes” que aceleraram o trabalho e melhoraram a qualidade deste, em oposição à era industrial ocorrida nos séculos XVIII e XIX, que concentrava a maior quantidade possível de trabalhadores nas fábricas.
O trabalho sofreu atualizações. Não basta apenas produzir. É necessário também armazenar, recuperar e também se comunicar sem a interferência de fatores como a distância e o idioma. Culturas sofreram a influência tecnológica. Indígenas agora fazem cursos de informática , pois a disputa agora não é somente pela terra e pelo reconhecimento de seu povo, mas também pela inclusão digital.
Mas a tecnologia não é tão somente ruim. Ela apresenta seu lado positivo. As informações foram democratizadas, estando acessíveis a todas as pessoas que têm acesso à internet; a economia foi descentralizada e o lazer e o entretenimento se diversificaram, satisfazendo nossas vontades e desejos cada vez mais exigentes.
Consultando o termo Tecnologia no dicionário Aurélio pode-se encontrar as seguintes definições:
1. Conjunto de conhecimentos, esp. princípios científicos, que se aplicam a um determinado ramo de atividade:
2. A totalidade desses conhecimentos:
A tecnologia é o conhecimento técnico acumulado. Esses conhecimentos se tornam essenciais para o progresso do homem, criando e transformando materiais e recursos, tornando-os úteis no dia-a-dia. Dado o sentido amplo da palavra, abaixo serão apresentados algumas formas de tecnologia e como elas estão empregadas no cotidiano das pessoas, assim como seus benefícios e malefícios.