Shiderlene
CAMPUS MEDIANEIRA
TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL
JULIANA ALVES DA ROSA
GABRIEL FOUTO
SAÚDE MENTAL E TRABALHO: UMA REFLEXÃO SOBRE O NEXO COM O TRABALHO E O DIAGNÓSTICO, COM BASE NA PRÁTICA
MEDIANEIRA
2014
INTRODUÇÃO
Presente na vida dos trabalhadores estão doenças ligadas ao trabalho, muito difícil se serem diagnosticadas pois muitas vezes são mascaradas por doenças físicas, fato que acaba dificultando a relação com doenças do trabalho, provenientes do estresse, e das vertentes mais utilizadas na área estão as e pensamento sobre as doenças mentais e a sua relação com o trabalho.
A primeira corrente, temos a Psicopatologia do Trabalho, que analisa de modo central o trabalho e tenta verificar o que o trabalho pode influenciar em sua saúde mental. Engloba aspectos positivos e negativos que o trabalho pode exercer a saúde mental do trabalhador. A segunda corrente está a análise da relação estresse e trabalho, que é difícil identificar estes estresses, como sendo um desequilíbrio entre as demandas do trabalho e a capacidade de resposta dos trabalhadores.
A relação estresse trabalho pode acarretar problemas tais como mal estar até quadros psiquiátricos graves, quando não identificado o problema com o estresse proveniente do trabalho pode agravar o distúrbio psicóticos, além de infringir o direito do trabalhador, esta contribuindo para um aumento de desconforto e ainda maior, assim sendo de extrema importância sua identificação e o quanto antes começar o tratamento.
O artigo traz casos de pessoas que foram analisadas erroneamente em determinados locais. Analise de casos:
Primeiro caso: Homem de 46 anos, motorista de transporte público, trabalha a 26 anos na empresa. Durante sua jornada de trabalho fica exposto a calor, vibrações e ruídos. Além da violência que sempre estava exposto e muitas cobranças de patrões. Começou a adoecer após um assalto, no qual após foi para uma consulta ao médico da