Como usar uma b ssola
Você deverá se basear no azimute (direção) em dois casos. No primeiro deles, você quer determinar o azimute, ou seja, a direção a seguir. Isso é importante para conseguir, mais tarde, utilizar estas direções para o seu caminho de volta. Aponte a bússola para o seu ponto de referência no horizonte e faça a visada alinhando a fenda e a linha de pontaria. Se necessário, utilize a ocular com a lente de aumento para verificar a posição em graus que está alinhada com o ponto de referência da bússola. Anote a direção. Vá seguindo o ponto de referência escolhido ou consulte a bússola de tempos em tempos para ter a certeza que está seguindo na direção correta.
Como retornar ao ponto de partida? E para voltar? Imagine que você caminhou pelo mato, navegando com calma, anotando os azimutes e marcando os pontos de referência. Agora é hora de retornar ao acampamento! Para fazer o caminho contrário, calcule os azimutes inversos (é a mesma coisa volta que dar meia-).
Algumas considerações sobre o azimute inverso:
Azimute menor que 180: some 180 ao atual; azimute atual; Azimute igual ou maior que 180: subtraia 180 ao
O azimute inverso de 180 pode ser tanto o 0 (zero) quanto o 360.
Exemplos para calcular o azimute inverso: o serTomemos como exemplo o azimute de 60º, menor que 180. O caminho inversá encontrado fazendo a conta 60+180 = 240º. No outro exemplo, vamos tomar, por exemplo, um azimute maior que 180º. Imagine que o seu azimute é o 230º. Neste caso, a conta será 230-180=50º. Na primeira coluna temos os azimutes. Na segunda, seus valores inversos. Pratique a navegação combússola em regiões amplas, abertas, com fácil localização. Com estas dicas, espero que você consiga ter uma navegação segura, se necessário, dentro do mato. Para aprimorar ainda mais a navegação mateira, procure aprender sobre contagem de passos.
A navegação dentro da mata fechada é muito complicada e requer muita atenção. Geralmente, o trabalho de navegação com bússola é feito