Shanghai
Geografia:
É a segunda maior cidade da república popular chinesa. Considerada uma das maiores áreas metropolitanas do mundo e possui mais de vinte milhões de habitantes. Localiza-se na costa central da China Oriental. Na foz do rio Yangtze e é administrada como um município.
Localização da cidade na China
Área urbana vista por satélite
A posição da cidade é de planície aluvial e isso praticamente obrigou que os novos arranha-céus fossem construídos com bases de concreto para se assentarem sem nenhum problema no terreno plano. Esta no eixo entre Pequim e Hong kong. O novo centro financeiro, chamado Pudong, esta sendo desenvolvido na margem oriental. Conhecida por sua riqueza de recursos hídricos, esta englobada na bacia hidrográfica do Lago Taihu e possui muitos lagos, rios, canais e córregos. O clima de Xangai é subtropical úmido e com quatro estações bem definidas. No inverno, os ventos frios que vem do norte da Sibéria fazem com que as temperaturas noturnas sejam negativas embora hajam geralmente apenas um ou dois dias de neve. O verão é muito quente e úmido com trovoadas fracas e chuvas ocasionais. O outono e a primavera são as estações mais agradáveis. A maior temperatura já registrada em Xangai foi de 40°C e a menor foi de -12°C. Existem em média 112 dias chuvosos por ano e o mês mais chuvoso é junho.
Sobre a proteção ambiental de Xangai:
É possível dizer que a poluição em Xangai é baixa, se for comparar com outras cidades chinesas, como por exemplo, Pequim. Mas devido ao seu rápido desenvolvimento nas últimas décadas, é alta em padrões mundiais. Acaba sendo comparada regularmente aos níveis de Los Angeles. Entre a série de investimentos públicos em meio ambiente está a limpeza do rio Suzhou que passa pelo centro da cidade. Esta avaliada em um bilhão de dólares e o tempo previsto de duração é de dez anos.
História:
Na Dinastia Song, Xangai era originalmente uma vila e conseguiu ser promovida a