shanghai oriental art center
Introdução ..............................................................................02
O Arquiteto .............................................................................03
O Prédio ..................................................................................04
A Iluminação ...........................................................................06
Conclusão ............................................................................. 08
Introdução.
O trabalho a seguir tem como função abordar a importância da iluminação nas obras arquitetônicas, mostrando que a luz tem objetivo funcional, técnico e artístico. Para isso, foi escolhido o edifício Shangai Oriental Art Center, da cidade de Xangai-China para servir de exemplo. O conteúdo explica a obra desde o perfil do arquiteto até a finalização da prédio, mostrando assim, que é fundamental o uso da luz natural e artificial para que se tenha um projeto completo.
O trabalho foi baseado em pesquisas bibliográficas, enriquecida com pesquisas na internet, assim, o tornando versátil e de fácil entendimento.
O Arquiteto.
O Shanghai Oriental Art Center foi projetado pelo arquiteto francês Paul Andreu, que é conhecido por seus traços ousados, pela utilização frequente de aço e vidro e pelo uso magistral da fusão entre engenharia e arquitetura. Seu nome é muito ligado à construção dos mais arrojados aeroportos do mundo, como o Aeroporto Internacional de Dubai.
O arquiteto nasceu em Caudéran - França em 1938, e mostra que o pensamento contemporâneo e arrojado não é questão de idade. Com 76 anos, é o pensador de grandes obras inovadoras que acabam se tornando marcos visuais das cidades onde são construídas.
É membro da Academia de Artes e Letras, da Academia de Arquitetura, da Academia de l'Air et de l'Espace e da Academia des Technologies, mostrando ser um arquiteto que engloba tecnologia, artes, engenharia e arquitetura em