Acidente com teste pneumático
BOLETIM TÉCNICO
DGN/SMSOP/TIPSEG
Data:
03/2009
Elaboração:
Ana Paula Bahiense
BT 01-09 – ACIDENTE EM PLANTA DE GNL - SHANGHAI
1.
OBJETIVO
O presente Boletim Técnico tem como objetivo apresentar o acidente ocorrido em no dia
24/02/2009, na ilha Ximentang, Shanghai/China, no Terminal de GNL operado pela
Shanghai LNG Co Ltd., bem como identificar alguns aspectos técnicos relacionados à ocorrência. 2.
O ACIDENTE
A explosão ocorreu durante a execução de teste pneumático de equipamentos no
Terminal de GNL, que estava previsto para iniciar suas operações este ano com recebimento de cerca de 3 milhões ton/ano de GNL, nesta primeira fase. Quando terminado, o GNL importado da Malásia seria transportado por dutos de gás natural até o centro de Shanghai.
Os trabalhadores estavam comprimindo ar no sistema quando houve a ruptura catastrófica de um trecho de aproximadamente 500 m de tubulação, gerando a projeção de fragmentos ao redor de toda área.
Este acidente gerou uma fatalidade e 16 feridos - todos pelo atingimento por fragmentos de equipamentos.
A causa da explosão foi atribuída a uma falha catastrófica de um flange, localizado no final da seção de teste. A falha ocorreu durante a pressurização de uma linha de 36”, com cerca de 600m de comprimento, para condução do teste pneumático. Este flange seria usado para conexões futuras.
A pressão de teste era de 15.6MPa (159 kgf/cm2) e a explosão ocorreu quando a pressão no sistema atingiu 12.3 MPa (125 kgf/cm2).
A ruptura ocorreu no corpo do flange, de 30 a 40 mm de distância entre o flange e a solda da tubulação. Há relatos de ocorrência de fratura frágil do corpo do flange, entretanto a causa da falha do flange ainda está sob investigação.
O trabalhador que faleceu, atingido por uma tubulação de andaime, estava próximo a porta de entrada do dormitório, cerca de 350m de distância do local do acidente; Os trabalhadores feridos estavam distantes cerca de