Educação pela paz
LOCAL: Unidade Escolar Raimundo Wall Ferraz
TEMA: Educação pela paz
CLIENTELA: Alunos desta unidade de ensino
PERÍODO: 40 dias
2- Justificativa
Considerando que a violência que ocorre na escola é associada aos graves problemas sócio-econômicos da periferia, o declínio da autoridade dos pais e professores, a violência reproduzida na televisão e nos jogos eletrônicos, resolve-se elaborar este projeto visando conscientizar a comunidade local que a depredação do patrimônio público não é um fenômeno onde se expõe apenas o vandalismo e os casos de bullying e a violência moral não são simples brincadeiras de mau gosto, mas, constituem-se em violência contra o direito de cidadania. Para tanto é preciso entender que, a criança desde a educação infantil deve aprender a respeitar à vida como o bem mais precioso da humanidade, através da efetivação de medidas criativas e preventivas que gerem uma consciência critica capaz de evitar as atitudes de violência.
3- Problematização Quais os principais motivos que geram a explosão de violência no meio escolar? Que ações preventivas podem ser realizadas para erradicar a violência escolar? Que prejuízos a violência pode acarretar á formação do aluno?
4- Objetivos a- De competência (SABER) Conhecer os tipos de violência e as causas/efeitos que elas podem trazer no contexto escolar/aluno/família. Saber resolver as divergências através do diálogo e entendimento(c) Conhecer a vida e o trabalho dos maiores lideres pacifitas da nossa história. Desenvolver atitudes que reforcem a educação pela paz. b- De empreendimento (SABER FAZER) Confeccionar cartazes Ilustrar estórias contadas Dramatizar cenas do cotidiano que reflitam uma atitude oposta a violência. Fazer montagens e colagens Incentivar a prática esportiva Montar um jornal com gravuras
c- Da vida cotidiana (SABER SER) Sensibilizar o aluno sobre a importância da prática esportiva Valorizar a vida sem