Seminário de equipamentos pneumáticos e fornos
PREVENÇÃO E CONTROLE DE PERDAS
Professora: Izabel Alunos: Mainar Araújo de Medeiros Junior Elenildo Medeiros
Conteúdo Programático
1. Equipamentos Pneumáticos 1.1 NR 15 – Anexo 1 (Limites de Tolerância para Ruído Contínuo ou Intermitente) 1.2 NR 15 – Anexo 8 (Vibrações) 1.3 NR 13 2. Fornos 2.1 NR 14 2.2 NR 15 – Anexo 3 (Limites de Tolerância para exposição ao calor)
1. Equipamentos Pneumáticos
Equipamentos Pneumáticos
Equipamentos pneumáticos são aqueles cujo acionamento é feito com ar comprimido. Ex.: martelos pneumáticos, prensas, pistolas de ar comprimido, entre outros.
Equipamentos Pneumáticos
Alguns equipamentos pneumáticos emitem bastante ruídos e podem causar danos ao sistema auditivo do trabalhador; Alguns equipamentos pneumáticos podem causar lesões ao trabalhador devido à vibração; Com relação a exposição destes riscos citados devemos atentar aos anexos 1 (Limites de Tolerância para Ruído Contínuo ou Intermitente) e 8 (Vibrações) da NR-15 (Atividade e operações insalubres); Alguns Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) como por exemplo, protetores auriculares e outros equipamentos de proteção específicos, devem ser adotados afim de garantir a integridade da saúde do trabalhador.
1.1. NR 15 – Anexo 1 (Limite de Tolerância para Ruído Contínuo ou Intermitente)
NR 15 – Anexo 1 (Limite de Tolerância para Ruído Contínuo ou Intermitente)
1. Entende-se por Ruído Contínuo ou Intermitente, para os fins de aplicação de Limites de Tolerância, o ruído que não seja ruído de impacto. 2. Os níveis de ruído contínuo ou intermitente devem ser medidos em decibéis (dB) com instrumento de nível de pressão sonora operando no circuito de compensação "A" e circuito de resposta lenta (SLOW). As leituras devem ser feitas próximas ao ouvido do trabalhador. 3. Os tempos de exposição aos níveis de ruído não devem exceder os limites de tolerância fixados no Quadro deste anexo. 4. Para os valores