ARTIGO-Tecnologias
Resumo
Este artigo tem como objetivo escolher um processo de reciclagem do pneu para atender o mercado calçadista, sendo que para essa escolha é necessário um levantamento de processos que possam atender essa reciclagem. Com a obtenção dos processos de reciclagem, elaboramos uma ferramenta capaz de determinar qual processo devemos escolher, no entanto essa ferramenta pode servir de subsidio para qualquer tipo de escolhas.
Palavras-chave: Ferramenta, processo de reciclagem, pneu granulado, mercado calçadista e solado de pneu. Introdução
Segundo a ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos), a produção de pneus atingiu a marca de 68,8 milhões de unidades no Brasil em 2013. Com o alto consumo de pneus anualmente, os pneus usados estão se tornando um problema não apenas no Brasil, mas no mundo inteiro. O descarte de pneus cresce ano após ano em todo o mundo. Pouca importância foi dada ao descarte de pneus em muitos países.
Com o avanço da tecnologia e de olho no índice de descarte de pneus no mundo, foram criados diversos processos para o reaproveitamento da borracha de um pneu, transformando-o em outro produto para utilização industrial ou ligado diretamente com o usuário.
Dentre diversos tipos de reutilização do pneu, como o recapeamento de asfalto, co-processamento em fornos de clinquer, remodelagem do pneu para aumento da sua vida útil, entre outros, este artigo detalhará a reutilização do pneu granulado para solado de calçados.
O tema do TCC da Universidade Nove de Julho do curso de engenharia de produção mecânica, desenvolver um calçado com solado de reutilização do pneu, ativou a necessidade de identificação do melhor processo para granulação de pneus mediante a meta estipulada.
A principal característica para obter o resultado positivo do projeto é garantir que todos os requisitos, sejam eles de clientes ou a própria estratégia adotada