1059 8671 0620
354 palavras
2 páginas
O uso do GPS no levantamento topograficoO levantamento topográfico é uma atividade antiga, mas ainda muito executada. Atualmente, é possível utilizar a tecnologia de GPS (Sistema de Posicionamento Global), para sondar e demarcar o solo de maneira precisa. Estas atividades envolvem a demarcação de fronteiras, bem como a definição dos usos ambientais da área. Para estar em conformidade com as leis estaduais, federais e, às vezes, locais, qualquer projeto grande de levantamento topográfico precisa ser executado com o auxílio de um GPS. Embora a sondagem realizada para fins de obtenção de licença para um lote residencial não seja necessariamente um trabalho tão técnico, um topógrafo bom saberá aproveitar a tecnologia de GPS para realizar seu trabalho.
Como funciona o levantamento topografico com GPS: Posicione o GPS em um local estável. Determine a posição de acordo com as coordenadas do GPS, e faça testes para verificar a precisão. Se o equipamento estiver calibrado e sem obstruções, o ponto de controle desta ferramenta deve estar preciso e no alvo. Coloque o tripé, ou o receptor da antena que deseja usar para triangular ou calibrar a área. As ferramentas de topografia com GPS possuem pontos de controle pré-definidos de locais previamente verificados e sondados. Você pode utilizar esses dados, para criar uma grade e incluí-los na medição do ponto topográfico que está medindo. Posicione os instrumentos para localizar o receptor a partir do GPS, medir e demarcar a sondagem usando o sistema. Ajuste-o e calibre-o se necessário. Demarque os pontos no mapa de sondagem e confirme as informações, usando um nível de sondagem tradicional ou outras ferramentas de medição, se desejar.
Mova o receptor para o ponto seguinte, e assim por diante, dependendo da área e do número de pontos a serem abrangidos até concluir sua sondagem. Isto dependerá da localização geográfica e das necessidades do trabalho. Depois de concluir essas medições de controle, integre as