ARTIGO TECNOLOGIA
ANCELMO MACHADO MIRANDA BASTOS1
(IFBA – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, Campus – Irecê. UNEB - Universidade do estado da Bahia – Mestrado em Gestão e Tecnologias Aplicadas à educação – GESTEC).
RESUMO:
O presente trabalho busca discutir a concepção de tecnologia, objetivando fazer uma análise histórica desse conceito até chegar às “novas” tecnologias da comunicação e da informação, discutindo e analisando os novos “ambientes” educativos, com isso fazendo uma análise sobre o poder das redes sociais na educação e na sociedade contemporânea. Esse é um trabalho surgido a partir de leituras, discussões e questionamentos a respeito do uso das tecnologias na sociedade moderna, buscando compreender o seu papel na educação contemporânea. Analisaremos e discutiremos os novos espaços surgidos nesse dinâmico contexto, bem com os desafios que a escola tem enfrentado para adaptar-se. Pois, diante desses avanços tecnológicos, a escola e os professores têm apresentado dificuldades em lhe dar com a nova estruturação que se estabelece no espaço da sala de aula, provocando mudanças na relação professor-aluno, onde o professor tem sido cada vez mais estimulado a compreender tais avanços, sempre buscando adaptar-se às novas realidades. E por fim, buscando desenvolver metodologias que atenda a essas novas configurações e demanda da contemporaneidade.
PALAVRAS-CHAVES:
Tecnologia. Educação. Tecnologias da informação e comunicação. Redes Sociais. Espaços Tecnológicos.
O DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E OS NOVOS ESPAÇOS: UMA ANÁLISE SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR E DA ESCOLA FRENTE AOS NOVOS DESAFIOS DA CONTEMPORANEIDADE.
Introdução
A palavra tecnologia tem sido um dos termos mais pronunciados no século XXI, essa expressão e todo o significado que a ela remete tem gerado profundas discussões e