Reciclagem
Programa Ambientação
Foi criado para oferecer apoio aos municípios, o gerenciamento e tratamento adequado de resíduos e adoção de novas tecnologias. Atua dentro da empresas públicas promovendo a sensibilização para a mudança de comportamento, através de palestras e campanhas sobre a o não geração de resíduos, reaproveitamento, coleta seletiva. Simples ações e posturas que interferem de forma positiva no meio ambiente.
Além disso, os benefícios não são apenas ambientais, serão também econômicas e sociais pois possibilita a geração de renda e emprego para as famílias que vivem de reciclagem. Segundo a fundação estadual do meio ambiente objetivo do programa é estimular através do desenvolvimento de gestão ambiental de forma a garantir a sustentabilidade e a melhoria de qualidade de vida.
Programa Minas sem Lixões
Fundado em 2003, apóia os Municípios mineiros na implementação de Políticas de gestão de resíduos com objetivo de melhorar a qualidade ambiental do Estado. (Lei 18.031, 12 de Janeiro de 2009).
FEAM - Fundação Estadual do Meio Ambiente, lança parceria com a FIP – Fundação Israel Pinheiro e Governo de Minas.
Mais do que erradicar os depósitos de lixo céu aberto, o programa desenvolve ações para mobilizar e sensibilizar os municípios, e cidadãos no incentivo à coleta seletiva com foco na redução da geração dos resíduos e no reaproveitamento e reciclagem dos materiais.
Em 7 anos o programa erradicalizou 80% dos lixões dos 853 municípios mineiros. Para alcançar essas metas o programa mantém um cronograma de seminários, conferências, visitas técnicas orientativas e de monitoramento. Além de trabalhar com os sistemas adequados para o tratamento desses resíduos como: Usina de triagem e compostagem e o aterro sanitário.
PGIR - PLANOS DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS
1. Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos da Coleta Seletiva
Em nosso país, grande parte dos resíduos ainda é depositada em