Cerâmica
A cerâmica é o material artificial mais antigo produzido pelo homem, existindo a cerca de dez a quinze mil anos, podendo ser uma atividade artística, em que são produzidos artefatos com valor estético, ou uma atividade industrial em que são produzidos artefatos para uso na construção civil e engenharia.
A cerâmica é muito antiga, sendo que peças de argila cozida foram encontradas em diversos sítios arqueológicos. Ela nasceu no momento em que o homem começou a utilizar-se do barro endurecido pelo fogo. Desse processo de endurecimento, obtido casualmente, multiplicou-se e evoluiu até os dias de hoje.
As primeiras cerâmicas que se tem notícia são da Pré-História: vasos de barro, sem asa, que tinham cor de argila natural ou eram escurecidas por óxidos de ferro. Ela passou a substituir a pedra trabalhada, a madeira e mesmo as vasilhas feitas de frutos como o choco ou a casca de certas cucurbitáceas (porungas, cabaças e catutos).
No Brasil, a cerâmica tem seus primórdios na Ilha de Marajó. Originada na avançada cultura indígena que floresceu na Ilha. Ocorreu, ainda, na região amazônica por volta de 5.000 anos atrás.
Dados econômicos
Cerâmica para revestimento
O Brasil ocupa hoje o segundo lugar em termos de mercado consumidor, depois apenas da China, e o quarto lugar na produção mundial, como pode ser visto na figura 1.
Esta produção vem crescendo significativamente nos últimos dois anos, atingindo a marca de 586.000m² em 2005, sendo que o volume de exportações tem acompanhado esta tendência, como ilustrado na figura 2.
Dentro do país, o Estado de São Paulo é responsável por cerca de 60% da produção de pisos e revestimentos cerâmicos.
De acordo com a ABC - Associação Brasileira de Cerâmica o Setor Cerâmico Brasileiro não dispõe de dados estatísticos sobre indicadores de desempenho, ferramentas indispensáveis para o acompanhamento do desenvolvimento e da competitividade, entre outros fatores. Essa deficiência de dados dificulta a