cerâmica
CERÂMICA
DELMIRO GOUVEIA/AL
SETEMBRO/2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS-UFAL CAMPUS DO SERTÃO-EIXO DA TECNOLOGIA QUÍMICA
Ewelise Cristina
Fabíola Danivia
Fabrícia Daniela
Joicyane Duarte
CERÂMICA
Seminário escrito apresentado ao Curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Alagoas como requisito parcial para Obtenção de Nota para a disciplina de Química ministrada pela a professora Emanuela B.
DELMIRO GOUVEIA/AL
OUTUBRO/2012
SUMÁRIO
1. Introdução.
2. Histórico.
2.1. História da cerâmica no Brasil.
3. Definição.
4. Composição.
5. Produção.
6. Propriedades.
7. Classificação.
8. Utilização na engenharia.
9. Informações.
10. Bibliografia.
1. Introdução.
A cerâmica é o material artificial mais antigo produzido pelo homem. Do grego "kéramos” ("terra queimada" ou “argila queimada”), é um material de grande resistência, frequentemente encontrado em escavações arqueológicas.
Pesquisas apontam que a cerâmica é produzida há cerca de 10-15 mil anos. Quando saiu das cavernas e se tornou um agricultor, o homem encontrou a necessidade de buscar abrigo, mas também notou que precisaria de vasilhas para armazenar água, alimentos colhidos e sementes para a próxima safra. Tais vasilhas deveriam ser resistentes, impermeáveis e de fácil fabricação. Estas facilidades foram encontradas na argila, deixando pistas sobre civilizações e culturas que existiram milhares de anos antes da Era Cristã.
A cerâmica é uma atividade de produção de artefato a partir da argila, que se torna muito plástica e fácil de moldar quando umedecida. Depois de submetida à secagem para retirar a maior parte da água, a peça moldada é submetida a altas temperaturas (ao redor de 1.000º C), que lhe