Sexualidade
OBJETIVO
Iniciar um processo educativo no sentido de educar as famílias e adolescentes com informações sobre como viver sua sexualidade com ética e inteligência. As famílias e adolescentes necessitam de orientações e apoio, para que possam discutir esse assunto com maior segurança e motivação, isso porque a sexualidade engloba todo ser de uma pessoa e não se refere apenas a sua dimensão física.
A informação gera atitudes positivas com relação a sexualidade humana, que é estreitamente relacionada ao amor, sendo isso introjetado com a promoção do conhecimento próprio, do respeito, do otimismo e do autocontrole para viver a sexualidade com responsabilidade e maturidade. Portanto, a idéia é oferecer as famílias e adolescentes informações e métodos para o exercício da sexualidade responsável.
3
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Em se tratando de sexo muitos são os fatores que interferem na busca de um exercício maduro da sexualidade, entre eles o ritmo sexual dos parceiros, diferenças entre homens e mulheres, informações inadequadas sobre o assunto, mitos, lendas e tabus, diferenças sócio-culturais, valores religiosos, além de outros. Com o passar do tempo aprende-se que sexo vai muito além do prazer, que envolve sentimentos, estabilidade, troca, e um compartilhar de momentos que vão além do encontro de dois corpos.
À medida que os anos avançam e a vida exige um maior compromisso e mais responsabilidade de cada um, o jovem adulto, mais amadurecido pelos estudos, estabilidade profissional, família, entre outros, aprende a entender o sexo além do próprio ato.
Todos os desafios da vida durante a idade adulta são vivenciados e sentidos de forma diferente, com relação aos sentimentos de um adolescente que vive muito intensamente e de forma imatura cada momento.(UZINIAN, et al 2000, p. 09).
Nas últimas décadas, o percurso entre a infância e a idade adulta foi profundamente alterado nas sociedades modernas. As mudanças