Depiments sbre Améia Tmás
1188 palavras
5 páginas
1. Depoimentos sobre Amélia Tomás:“Os versos de ‘Amélia Tomás’ obedecem a um roteiro que reflete a mais bela e a mais alta concessão de Deus ao homem: o dom de criar através do sonho, da imaginação de quem sabe descobrir, no mistério da vida, as fontes mais puras da arte.”
(Poeta Jader Vieitas. Jornal A Região. Ano VI. N° 137. De 17 a 24/11 de 1991, ano de morte de Amélia Tomás.).
“Bem poucas vezes tenho tido ocasião de ler versos, assim, imponentes e belos, saídos de uma pena feminina...
Poucas vezes a poesia tem subido tão alto, pela mão das mulheres; e, todavia inspirada no sofrimento e no sonho, a poesia levada pelas mãos de Amélia Tomás, apenas agora inicia a sua escada de Jacó.”
(Judas Isgorogota – A Gazeta – S. Paulo, 10- 6- 53. Depoimento recolhido do livro Rosa de Jericó, p. 85, sobre Fonte Aroma de Amélia Tomás).
“Amélia Tomás pode descer de entre as colunas brancas da Poesia porque traz, segura às mãos fortes, as coroas conquistadas...”
(Paulo Tartaruga – Boletim do Rodoviário Autônomo – novembro – dezembro 1953. Recolhido da obra Rosa de Jericó, p. 84, de Amélia Tomás sobre Fonte de Aroma).
“A música que inunda seus poemas é vivaz, acompanhada sempre de um pensamento que a domina e lhe dá o ritmo exato.”
(Olyntho Sanmartin – Rio Grande do Sul. Depoimento em Rosa de Jericó, p. 84, sobre Fonte de Aroma).
“Hay em SUS poesias vibración, sensibilidad refinada y buen gosto. Em sus Sonetos, principalmente, es Vd. Herdera directa y legítima de Bilac, Vicente de Carvalho y Alberto de Oliveira. Em esta época de poesia invertebrada modernista, su conjunto de versos, ES uma ‘rara avis’”.
(Dr. Felix E. Ettchegoyen – Do Instituto Argentino- Brasileño de Cultura. Recolhido do texto Rosa de Jericó, p. 87, sobre a obra Fonte de Aroma).
“As poesias de Amélia Tomás continuam a brotar de sua imaginação fecunda e sadia com o mesmo aroma das flores que desabrocham nos canteiros orvalhados...”.
(Castanheira Filho – O correiro – S. João Del Rei. No