sexualidade nas escolas
Nas escolas o tema Sexualidade, talvez seja um dos mais polêmicos e de maior dificuldade para ser tratado. Hoje a escola é fundamental no papel em educar os alunos para uma sexualidade saudável, embora se saiba que em sua maioria, algumas escolas não estão cumprindo este papel com eficiência. Como motivo está o despreparo dos professores em abordar o tema, cheio de tabus, e a concorrência dos meios de comunicação que acabam confundindo a cabeça do nosso jovem. Um dos principais motivos em que a responsabilidade passou a ser da escola é a falta de convivência familiar. Pai e mãe trabalham fora de casa e acabam não participam efetivamente da vida escolar dos filhos. Outro fator relevante é a falta de formação e informação dos pais a respeito desse assunto polêmico e com muitos paradigmas, preferindo na maioria dos casos não falar do assunto com os filhos.
Considerando de importância básica o papel da escola na educação sexual, isto desde a pré-escola, pois se a criança crescer aceitando a sua sexualidade, certamente terá uma vida sexual saudável. Mas para que o sucesso seja alcançado é necessário, antes de tudo, a preparação dos educadores. Esta preparação envolve o repensar de conceitos sexuais e a consequente quebra de tabus existentes ainda hoje. Como exemplo a homossexualidade, encarada como um “desvio social”. A Orientação sexual entrou nos currículos escolares através dos PCN´s (parâmetros curriculares nacionais), por haver uma necessidade de maior orientação aos adolescentes dentro das escolas.
A escola tem um papel muito importante no desenvolvimento da sexualidade dos alunos. Ela traz os conhecimentos que nos ajudam a entender e enfrentar os desafios da vida. Dessa forma, se torna fundamental que a escola “abra portas” para essa discussão, assim, junto: família e comunidade escolar contribuirão para a formação e crescimento dos adolescentes, fase tão marcante na vida.