Análise Projetual - Agora Theatre
Arquitetos: UNStudio em colaboração com B + M, Den Haag
Ano do projeto à inauguração: 2002 – janeiro de 2007
Área construída: 7.000 m²
Tipo de projeto: Cultural
Status: Construído
Materialidade: Metal
Estrutura: Metal e Concreto
Localização: Município de Lelystad – Flevolândia, Holanda
Mapa 1: Localização do Teatro na cidade. Fonte: Google Mapas .
Mapa 2: Localização mais aproximada. Fonte: Google Mapas .
2. O MUNICÍPIO DE LELYSTAD
Lelystad é a capital do estado holandês de Flevolândia, nos países baixos. Foi fundada em 1967 e se transformou em cidade no ano de 1980. Possuí 71.728 habitantes. A cidade encontra-se aproximadamente a 5 metros abaixo do nível do mar. A maior parte da cidade está coberta por água, usando canais como ruas (Imagem 1).
Imagem 1: Vista aérea da cidade com portos e canais. Fonte: http://www.openmonumentendag.nl
3. PARTIDO ARQUITETÔNICO
O partido arquitetônico se deu quando o arquiteto quis mostrar as ambas paredes, internas e externas, são facetadas a fim de reconstruir a experiência caleidoscópica (padrão que vai se alterando) do mundo do palco, onde você nunca tem certeza do que é real e do que não é (imagem 2). A cor escolhida para o revestimento exterior do edifício parte de uma série de fotografias do céu no pôr do sol de Lelystad, enquanto o interior lembra as cores do céu em diversas horas do dia, as quais opticamente vão mudando de cor o tempo todo de violeta, vermelho e cereja para quase branco (imagem 3 e 4). Imagem 2: Fachada do teatro enfatizando as facetadas do edifício. Fonte: http://www.archdaily.com.br Imagem 3: Espaço interno para acesso as salas Imagem 4: Plateia do teatro Fonte:
Fonte: http://www.archdaily.com.br http://www.archdaily.com.br
4. RELAÇÃO COM O ENTORNO
O projeto foi pensado para dialogar com a cidade, causando destaque seja pela cor alaranjada ou pela desconstrução da forma em si. Acaba distinguindo-se no meio da paisagem e ao