Sexualidade na Adolescência
CURSO DE PSICOLOGIA
SEMINÁRIO DE SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA
PROCESSOS BÁSICOS EM PSICOLOGIA II
PROFA. SILVANA
CAMILA GAGLIARDI DIAS
EUCILENE HOLANDA
PRISCILA DAMASCENO
ROSIELE SOUZA
SÃO PAULO
2012
1. INTRODUÇÃO
Os rituais para marcar a chegada de uma criança à “maturidade” são comuns em muitas sociedades. Os rituais de passagem podem incluir bênçãos religiosas, separação da família, testes rigorosos de força e resistência, marcação do corpo de alguma forma ou atos de magia.
Nas sociedades industriais modernas, a passagem para a idade adulta geralmente é menos abrupta e menos claramente marcada. Ao contrário disso, essas sociedades reconhecem um longo período de transição conhecido como adolescência, uma transição no desenvolvimento entre a infância e a idade adulta que envolve grandes mudanças físicas, cognitivas e psicossociais inter-relacionadas.
A adolescência dura aproximadamente 10 anos, dos 11 ou 12 anos até pouco antes ou depois dos 20 anos. O início ou término não é claramente definido. Considera-se que a adolescência começa com a puberdade processo que conduz à maturidade sexual ou fertilidade, a capacidade de reprodução.
Antes do século XX, as crianças das culturas ocidentais entravam no mundo adulto quando amadureciam fisicamente ou quando iniciavam um aprendizado vocacional, Hoje, o ingresso na idade adulta leva mais tempo e é menos bem-definido. A puberdade começa mais cedo do que antes, e o ingresso em uma profissão tende a ocorrer mais tarde, pois sociedades complexas exigem períodos mais longos de educação ou de treinamento profissional para que o jovem possa assumir responsabilidades adultas.
O início da adolescência, a transição de saída da infância, oferece em oportunidades de crescimento – não apenas em dimensões físicas, mas também em competência cognitiva e social, em autonomia, em auto-estima e em intimidade. Esse período também possui grandes