Sexualidade na Adolescência
A sexualidade faz parte da vida e está ligada ao desenvolvimento global do indivíduo, constituindo um dos elementos da personalidade. De alguma forma, os relacionamentos, o equilíbrio emocional e a manifestação de sentimentos do indivíduo dependem de uma boa evolução da sexualidade, durante as etapas da infância à adolescência. (Costa et al. 2001).
O aumento do interesse sexual coincide com o surgimento dos caracteres sexuais secundários. Este interesse é influenciado pelas profundas alterações hormonais deste período da vida e pelo contexto psicossocial. O prazer resultante do ato sexual diferencia o ser humano do restante dos animais. Ele é o único ser que, objetivamente, pode ter relação sexual só pelo prazer e não com finalidade reprodutiva (Levin, 1969; Dolto, 1977) e na adolescência isso se torna evidente (Silber, 1985).
Quando se aborda a sexualidade com adolescentes, observa-se uma infinidade de ideias, perturbações, expectativas e dúvidas que são manifestadas ao longo desta etapa de vida. Entretanto é justamente neste período da vida que a educação sexual deve ser dada, não de maneira superficial e confusa, mas de forma harmônica e saudável (CHARBONNEAU, 1979).
O despertar da sexualidade é algo que se vai construindo e aprendendo, visto que faz parte do desenvolvimento do indivíduo, motivo pelo qual ela pode interferir em todo o processo de formação da personalidade (BRÊTAS, 2004).
Esta fase é particularmente delicada não só para os adolescentes como também para os pais, que vão necessitar de muita maturidade e de ter revisto e resolvido seus conceitos e preconceitos quanto à questão da sexualidade e de como a vivenciaram em sua própria adolescência. Na realidade, quanto menos preparados estiverem os pais para lidarem com estas questões, mais dificuldades terão para lidar com a sexualidade de seus filhos.
A adolescência é o período de vida humana que vem depois da infância e é marcada por muitas mudanças, tanto no corpo quanto na