Sexualidade e Adolescência
PARA MELHORAR O MUNDO
TÍTULO : A Sexualidade na Adolescência
PÚBLICO ALVO: Alunos do Ensino Fundamental II - 8ª série (24 alunos), do Colégio Estadual Usina Bandeirantes.
TEMPO: Período de Agosto e Setembro de 2011.
Bandeirantes
Setembro/11
RESUMO DA EXPERIÊNCIA
A gravidez precoce é um problema que atinge todo o Brasil. O número de adolescentes grávidas aumentou nos últimos anos. Entre as principais consequências está a falta de informação entre as jovens. É importante ouvir as dúvidas dos alunos e procurar esclarecer o máximo delas. As universidades possuem pessoas qualificadas para orientar sobre sexualidade e contracepção, que podem ser convidadas para dar palestras nas escolas. A postura do educador é fundamental para que os valores básicos propostos possam ser conhecidos e legitimados. Em relação às questões do gênero, o professor deve respeitar a opinião de cada aluno e ao mesmo tempo garantir o respeito e a participação de todos.
Um dos caminhos para diminuir os casos de gravidez na adolescência é investir numa maior participação do adolescente, nas questões de saúde reprodutiva, por meio de ações educativas. Que essas ações resultem futuramente em sexo mais seguro, sem a ameaça de contrair doenças infecciosas e no entendimento que homens e mulheres participam do planejamento em saúde reprodutiva, melhorando a qualidade do afeto.
INTRODUÇÃO
Corpo, mente e coração: os cuidados na adolescência. Relações sexuais e reprodução envolvem também emoções, sentimentos e comportamentos que são influenciados pela cultura. Cada pessoa tem sua personalidade, sua maneira de pensar e de agir, seus valores éticos e espirituais, seus projetos de vida.
A adolescência é o período entre os doze e dezoito anos de idade, aproximadamente, podendo ocorrer variações no início e término de período. Nessa fase começa o desenvolvimento dos órgãos