Sexualidade na adolescência
RESUMO
Ao ter acesso à história da sociedade contemporânea enxerga-se um paradigma arcaico que tange o tema sexualidade, visto que a sociedade tem diversos pré-conceitos que tornam este assunto envolto em tabus, devido à diversidade e a pluralidade no contexto social. Mesmo tendo vários meios e possibilidades de informação, desta forma a abordagem da sexualidade na adolescência é ainda hoje muito pouco discutida e explorada, portanto, a reflexão e o debate sobre o tema devem ser enfatizados já que os conhecimentos sobre a sexualidade obtêm-se lentamente e são ainda mais lentos na aplicação.
PALAVRAS-CHAVE: Sexualidade, Adolescência, Família, Escola e Sociedade
INTRODUÇÃO
O trabalho pretende dar ênfase nas pesquisas bibliograficas e também acompanhar este assunto nos jornais atuais, reportagens em revistas e Ministérios da Educação e da Saúde.
O tema “Sexualidade na Adolescência” envolve a família, a escola e também a sociedade, assim, tal pesquisa pretende conduzir esses contextos a uma reflexão sobre a adolescência e suas necessidades, sobretudo no que tange sexualidade para adolescentes.
É necessário, portanto, fornecer informações de interesse dos familiares, educadores e educando havendo, assim, urgência para que esse assunto seja visto com naturalidade, pois tais informações passadas de forma errada podem ocasionar situações as quais os adolescentes não conseguirão agregar valores primordiais para seu futuro como: uma gravidez precoce, doença sexualmente transmissíveis entre outras, e para que esses adolescentes sejam bem instruídos é importante que o adulto também se mostre bastante a vontade para lidar com a sua sexualidade levando em conta a individualidade de cada um.
A sexualidade está interligada a perda do “ser criança” passando assim para fase adulta. Uma etapa a qual, deverá ser trabalhada para que tudo fique bem resolvido podendo assim enfrentar a vida futura.
O que é sexualidade?
Segundo a