A sexualidade na adolescencia
Resumo: O período da adolescência apresenta-se para o jovem como um fenômeno cheio de turbulências. Caracterizados como um momento de luto pela perda da infância e o ritual de entrada na idade adulta. Juntamente com os adventos próprios do adolescer, acontece também a descoberta da sexualidade. O adolescente encontra-se fisicamente pronto para ser inserido no mundo do adulto. Porém, é necessário que o jovem atravesse uma espécie de ritual estabelecido pelos adultos, para que o mesmo seja aceito por eles. Diante de tudo isso a sexualidade pode surgir como objeto de imposição às regras estabelecidas. O presente artigo tem como objetivo trazer uma reflexão acerca desses fatores.
Palavras-Chave: Adolescência, psicanalise, sexualidade.
1. Introdução
Quando se pensa em sexualidade não se pode deixar de mencionar Freud. Este foi um grande estudioso nessa questão, trazendo à tona esse tema numa época onde se pensar sobre isso era inaceitável pela sociedade vigente. Estudo salienta que no século dezenove, Freud (1996) lança luz a essa discussão, apontando a sexualidade como advinda desde o nascimento sendo inerente ao sujeito, uma energia necessária que o impulsiona à vida. Um processo que se intermédia por fases denominadas oral, anal, fálica, período de latência e genital.
No período de latência, a sexualidade passa por um processo de dormência, ressurgindo com toda a força na fase genital que corresponde à adolescência. Em meio a todos esses conflitos, o adolescente encontra-se envolto por uma energia pulsante que precisa ser direcionada.
A adolescência é um período onde o jovem passa por um processo de transformações biopsicossocial e acontece por volta dos doze anos de idade até os dezoitos (E.C.A, 2001.). Seu corpo encontra-se modificado, seus instintos sexuais estão aflorados, acontece à percepção do outro como objeto de desejo e propiciador de prazer. Além