Sexualidade na Adolescencia
pessoas insubstituíveis e esquecer pessoas inesquecíveis. Já fiz coisas por impulso, já me decepcionei com pessoas quando nunca pensei me decepcionar, mas também decepcionei alguém. Já abracei pra proteger, já dei risada quando não podia, fiz amigos eternos, amei e fui amado, mas também já fui rejeitado, fui amado e não amei. Já gritei e pulei de tanta felicidade, já vivi de amor e fiz juras eternas, “quebrei a cara” muitas vezes! Já chorei ouvindo música e vendo fotos, já liguei só para escutar uma voz, me apaixonei por um sorriso, já pensei que fosse morrer de tanta saudade e tive medo de perder alguém especial (e acabei perdendo)! Mas vivi! E ainda vivo! Não passo pela vida... e você também não deveria passar! Viva!!! Bom mesmo é ir à luta com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e vencer com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é MUITO para ser insignificante.”
Charlie Chaplin
AGRADECIMENTOS
A Deus por tudo o que nos deu e principalmente por ter nos guiado nessa trajetória, nos dando força para seguir em frente.
A nossa orientadora Jussara Gue Martini por sua disposição, pela liberdade que nos deu e por acreditar em nosso trabalho. Obrigada por não nos deixar desistir, mesmo quando as dificuldades pareciam ser insuperáveis!
À nossa supervisora, amiga e grande incentivadora Juliana Homem da Luz que muito nos ajudou durante nossa trajetória. Esteve sempre disposta e pronta a colaborar conosco, dando apoio e ótimas idéias. Tornou-se para nós um modelo a ser seguido com seu jeito cativante de cuidar de crianças, adolescentes e acompanhantes.
À Enfermeira Izis, que aceitou nos supervisionar durante as férias da Ju, nos auxiliando quando necessário.
À Professora Betina Meirelles por sua contribuição com o nosso trabalho.
À Professora Miriam Borenstein que nos ensinou na prática o que é o cuidado humanizado, não só com