sexualidade grega
Homossexualidade feminina:
A homossexualidade feminina também teve seu lugar na Grécia Antiga, mas uma vez que a mulher não ocupava um lugar de destaque existem muito poucos registos. No entanto é da antiguidade grega que provém o termo lésbica. Lesbos é o nome da ilha onde viveu a Safo, a famosa poetisa, que se julga ser lésbica.
Homossexualidade masculina:
A pratica homossexual entre dois homens adultos era impensável, especialmente se fosse tida com um escravo ou com alguém de estatuto social mais baixo, uma vez que um homem não podia ter complacências passivas por outro homem.
Dez curiosidades sobre sexo na antiga Grécia –
Quando se junta “sexo” e “Grécia antiga”, automaticamente vem à cabeça de muita gente a velha crença de que os gregos eram todos chegados em traçar garotinhos. Engano!
As informações abaixo foram recolhidas do livro “Amor, Sexo e Casamento na Grécia Antiga”, de Nikos Vrissimtzis. Referem-se basicamente aos atenienses da elite e algumas de suas afirmações, como a total submissão da mulher na antiguidade grega, são questionadas por outros autores.
SER PASSIVO ERA VERGONHOSO
A homossexualidade masculina entre dois homens adultos era inaceitável socialmente, o que não quer dizer que não existia. Tal como no caso dos romanos, o passivo era o alvo da condenação e da vergonha, porque ser penetrado remetia a um papel feminino de submissão (e a sociedade grega era tremendamente machista).
PEDERASTIA NÃO TINHA NADA A VER COM SEXO
Há uma tremenda confusão a respeito da pederastia entre os gregos, que mereceria uma postagem específica, por ser cheia