o surgimento do primeiro estado proletario causa importancia historica
A Rússia nas vespas da Revolução
Nos primeiros anos do sec XX, a Rússia era uma das maiores potências da Europa. Abarcava um extenso território com 22 milhões de quilómetrosquadrado, desde a Europa de leste acosta oriental da Ásia, povoado por cerca de 170 milhões de habitantes. No entanto, era uma potência frágil, com estruturas sócias e económicas arcaicas é um regimepolítico autoritário, violentamente contestado.
Contudo, em 1917 este enormes pais seria palco da primeira revolução socialista do mundo, a qual, para além de modificar as estruturas políticas, económicas esociais, traria importantes consequências a nível mundial, como a expansão do comunismo.
DESENVOLVIMENTO
A Rússia no tempo dos Czares
Nos finais do sec XIX e início do sec XX, a Rússia era aindaum pais com um modelo de sociedade do antigo regime. A nível político vigorava um regime autocrático e absolutistas exercidos pelo CZARES (imperador). A REVOLUÇÃO SCIALÍSTA DE OITUBRO DE 1917 OCZAR Nicolau II (1868-1919), que governava o pais desde 1881, estava rodeado por uma corte onde reinavam a ostentação e corrupção. Os seus grandes apoios eram o exército e a Igreja. A nível social, ospais caracterizava-se por uma sociedade ordenada e bastante hierarquizada na qual a nobreza e o clero constituíam dois grupos privilegiados, que deitam grande parte das propriedades (40% das terraencontravam-se na posse da nobreza) e ocupavam os principais lugares da administração pública. A maior parte da população (cerca de 80%) era constituída por camponeses sujeitos a servidão feudal evivia na mais completa miséria. O proletariado urbano era pouco numeroso (cerca de 2% da população), estando concentrado nos grandes centros industriais. Submetia-se igualmente a duras condições devida-ausencia de