sexualidade e saude
Desde antiguidade a sexualidade apresentava características que nos diferenciavam dos animais, essas diferenças eram anatômicas e fisiológicas, e podem ser observadas na análise da formação do pensamento da sexualidade e seus diferentes aspectos.
A religião teve grande participação na visão da sexualidade. Segundo a Bíblia Sagrada: “E disse o Senhor Deus: Não é bom que o Homem esteja só, far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele.” Pentecostal (Bíblia 1995, p.34 João C.3.8) a visão da criação da mulher em si, foi pra suprir a solidão vital do homem, que levou a geração de Eva, proveniente da Costela de Adão. Na formação da humanidade através do contexto bíblico nota-se a influência da visão cristã na pratica da Sexualidade um exemplo de condenação das praticas sexuais abusivas e o caso da cidade de Sodoma e Gomorra que segundo a Bíblia afirma:
“Disse mais porquanto o clamor de Sodoma e Gomorra se tem multiplicado, e porquanto o seu pecado se tem agravado muito.” Pentecostal (Bíblia 1995, p.59, Genesis, C.18.20).
Assim como Sodoma e Gomorra e as cidades circunvizinhas, que havendo se corrompido como aqueles e ido após outra carne, foram postas, por exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno. Pentecostal (Bíblia 1995, p.1975, Judas, C.1.07).
A sexualidade teria sido umas das causas que levou o fim das duas Cidades, pois a própria bíblia afirma que:
“Com varão não te deitarás como se fosse mulher” Pentecostal (Bíblia 1995, p.213, Levítico, C.18.19)
Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas [ ]... Pentecostal (Bíblia 1995, p.1744, I Coríntios, C.6.10).
Além de proibir o homossexualismo e considerá–lo como pratica pecaminosa, a bíblia também condena a prostituição como relata o enxerto: “Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o