Sete Necessidades Básicas da Criança (resumo)
O autor conhece bem os conceitos básicos do desenvolvimento infantil. O tratamento dado às necessidades das crianças é exposto em termos emocionais e espirituais. O livro é valioso e útil, que se ocupa da questão mais básica da sociedade humana - a qualidade de nossos filhos.
1- Crianças Precisam de um Sentido de Significado
Os seres humanos necessita ser notados, apreciados e amados como são, caso devam ter um sentido de significado.
Como essa necessidade básica de significado pode ser satisfeita na vida criança?
Três Suposições Falsas
1. A primeira suposição falsa é a de que o relacionamento pai-filho tem prioridade sobre o relacionamento marido-mulher.
Nada é mais importante para a felicidade de uma criança, assim como para seu sentido de significado, do que o amor dos pais um pelo outro. Se os pais estiverem felizes, esta felicidade é transferida à criança.
2. Uma segunda suposição falsa é que a criança tem o direito de ser o centro das atenções.
O resultado são crianças egocêntricas. Existe uma geração de pais paralisados que estão permitindo que seus filhos tomem as rédeas, onde o centro correto é o relacionamento marido-mulher.
3. Uma terceira suposição falsa é que a criança deve ser empurrada o mais rapidamente possível para o desempenho de papéis mais amadurecidos.
Temos uma terrível dificuldade em permitir que as crianças sejam crianças. Por que? Porque muitos pais querem realizar-se através dos filhos. Mas ao forçá-los a desempenhos prematuros eles geram sentimentos de frustração e incompetência.
Forças Destrutivas
Ferir o auto-respeito de uma criança pequena é pior do que espancá-la e deixa cicatrizes indeléveis. Se uma criança ouvir repetidamente que jamais será nada, começará a acreditar nisso. O auto- respeito é uma das maiores forças da personalidade. Os sentimentos de inferioridade podem resultar em problemas emocionais graves.
Como Construir um Sentido de Significado?