sete necessidades básicas da criança
Criar filhos nunca foi uma tarefa fácil e hoje tudo piorou. O mundo parece estar girando cada vez mais rapidamente.
Os filhos estão crescendo em circunstâncias muito diferentes daquelas experimentadas pelos pais. A nova geração tem de competir a todo custo, enfrentando pressões mais poderosas do grupo e tensão emocional intensa.
Cada criança tem certas necessidades básicas. Se tais necessidades não forem satisfeitas bem cedo, a criança ficará perturbada e buscará satisfação em direções erradas e por vezes prejudiciais.
1. AS CRIANÇAS PRECISAM DE UM SENTIDO DE SIGNIFICADO
A criança quer ser notada e reconhecida como uma pessoa de valor. Os seres humanos necessitam ser notados, apreciados e amados como são, caso devam ter um sentido de significado.
A criança pode ter crises de raiva e estragas os brinquedos de outras só para chamar atenção. Mas o jovem que não adquiriu o sentido de significado, corre em alta velocidade com o carro, deixando marcas de pneu na estrada, assim como de inúmeras outras maneiras.
Como esta necessidade básica de significado pode ser satisfeita na vida de uma criança? Algumas vezes começamos com suposições erradas.
Três Suposições Falsas
a) A primeira suposição falsa é a de que o relacionamento pai-filho tem prioridade sobre o relacionamento marido-mulher;
É bom lembrar que o casamento é permanente enquanto a paternidade é passageira. Se os pais estiverem felizes, esta felicidade é transferida à criança.
b) Uma segunda suposição falsa é que a criança tem o direito de ser o centro das atenções;
O resultado são crianças egocêntricas. Existe uma geração de pais paralisados que estão permitindo que seus filhos tomem as rédeas, onde o centro correto é o relacionamento marido-mulher.
c) Uma terceira suposição falsa é que a criança deve ser empurrada o mais rapidamente possível para o desempenho de papéis mais amadurecidos.
Temos uma terrível dificuldade em permitir que