Serviço social
A REFORMA SANITÁRIA SURGIU EM CONTRA POSIÇÃO AO PERÍODO DITATORIAL QUE IDEOLOGICAMENTE POSSUIA UM SISTEMA MÉDICO-ASSISTENCIALISTA DEFASADO DEVIDO A DITADURA MILITAR.
POR UM TEMPO O BRASIL REGREDIU EM SEU DESENVOLVIMENTO.COM AS NOVAS EXIGENCIAS DE UMA POPULAÇÃO QUE REAPRENDIA A REIVINDICAR SEUS DIREITOS, SURGIU O MOVIMENTO SANITARIO, A REFORMA SANITARIA TEVE SEU FORTALECIMENTO NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL EM 1988, SOMENTE A SAUDE COUBE CINCO ARTIGOS (196 A 200)E NESTE, APESAR DE ESCRITO QUE É DIREITO DE TODOS E DEVER DO ESTADO,A INTEGRAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE NÃO É O QUE PARECE DIANTE DA GRANDE ADESÃO DE PESSOAS AOS PLANOS DE SAUDE NOS DIAS DE HOJE.
OS MOVIMENTOS OPERÁRIOS E EUROPEUS CONTAGIARAM OS BRASILEIROS AUXILIANDO NO NASCIMENTO DA PREVIDENCIA SOCIAL,APOSENTADORIA, PENSÕES,SOCORROS MÉDICOS E MEDICAMENTOS. INICIOU-SE A ATUAÇÃO POLITICA DE DIVERSOS GRUPOS SOCIAIS EM PROL DO APROFUNDAMENTO DE CRITERIOS DO MODELO HEGEMONICO DA ASSISTENCIA MEDICA PREVIDENCIARIA.SUA IMPLEMENTAÇÃO SE DEU DENTRO DE UM CONTEXTO ECONOMICO E IDEOLOGICAMNETE DESFAVORAVEL QUANDO PREDOMINOU A IDEOLOGIA LIBERAL NOS GOVERNOS. O PROJETO DA REFORMA SANITARIA É POLITICO ASSISTENCIAL MAIS É TAMBEM UM PROJETODE CONSTRUÇÃO DE UM CAMPO DE CONHECIMENTOS E NOS MEIOS DE PESQUISAS É CRUCIAL.
O SUS ESPELHA AS CONTRADIÇÕES ENTRE UM PROJETO PUBLICISTA DA REFORMA SANITARIA E A NECESSIDADE DE SER COMPATIVEL COM A REALIDADE. A SAUDE NÃO DEVE SER PENSADA COMO UMA PRATICA DE GOVERNO MAIS, COMO DE ESTADO ASSIM COMO O CAMPO DE ATUAÇÃO DOS ASSISTENTES SOCIAIS NOS HOSPITAIS,FATO ESTE QUE FAZ COM QUE AS ASSISTENTES SOCIAIS TEORICAMENTE ASSUMAM UM COMPRMISSO COM A POPULAÇÃO USUÁRIA MAIS NÃO CONSEGUEM EXERCE-LA NA PRATICA
.