Logistica
O papel do sistema logístico é garantir que os níveis de serviço determinados neste posicionamento de mercado da empresa sejam alcançados. Não atingir os níveis de serviço determinados significa desbalancear o planejamento de marketing. Por sua vez, ultrapassar esses níveis de serviço estabelecidos pode significar a geração de custos adicionais desnecessários para a empresa.
Dado que os níveis de serviço são o alvo do planejamento logístico, fica clara a importância de monitorá-lo constantemente. Conhecer os níveis de serviço realmente praticados pela empresa torna-se uma tarefa imprescindível, visto que serão um dos mais importantes indicadores de desempenho do processo logístico como um todo.
A questão, entretanto, é como medir a qualidade do serviço prestado, tendo em vista que o serviço é algo abstrato e intangível. E é na resposta desta questão que se verifica claramente a necessidade de se conhecer a percepção e a expectativa daqueles que estão recebendo o serviço, realizando-se medições externas à empresa através de pesquisas de serviço ao cliente.
A flexibilidade apresenta as habilidades da empresa em desenvolver novos produtos e introduzi-los rapidamente no mercado, ajustando seu mix sempre que criar novas alternativas de produtos, devendo adaptar rapidamente a produção em resposta ao volume necessário para atender o mercado consumidor.
No ambiente competitivo, o cliente assume preferências de compra e define o tamanho do mercado. Os critérios de desempenho selecionados por uma empresa em resposta às preferências dos clientes definem as necessidades de seu sistema de operações e logística.
Hoje o mercado está crescendo cada vez mais, e as empresas se preocupando a cada dia em atender seu cliente da melhor e mais rápida forma possível, principalmente quando uma empresa é um fornecedor, pois o seu cliente precisa que sua entrega seja no prazo certo, nem que ela tenha que pagar mais caro pelo produto, mas a fidelidade