Serviço social o que é e o surgimento
As políticas de proteção social, nas quais incluem a saúde, a previdência e a Assistência social são consideradas produto histórico das lutas do trabalho, na medida em que respondem pelo atendimento de necessidades inspiradas em princípios e valores socializados pelos trabalhadores e reconhecidos pelo Estado e pelo patronato. Quaisquer que sejam seus objetos específicos de intervenção, saúde, previdência ou assistência social, o escopo da seguridade depende tanto do nível de socialização da política conquistado pelas classes trabalhadoras, como das estratégias do capital na incorporação das necessidades do trabalho.
No Brasil a saúde é um direito fundamental, sendo dever do Estado garanti - lá a todos os cidadãos. É um direito vital, pois o ser humano necessita de cuidados desde sua concepção até a velhice.
DESENVOLVIMENTO:
Falar em política de saúde sem falar em políticas públicas não tem sentido algum. As políticas públicas são um conjunto de diretrizes e referencias ético-legais adotadas pelo estado para sanar um problema apresentado pela sociedade. É a resposta do Estado a uma necessidade apresentada pela sociedade.
As políticas públicas são geradas e implementadas pelo Estado para enfrentar os problemas sociais, sejam eles na área da saúde, educação, trabalho etc. Porém existe uma distância muito grande entre os problemas sociais e a capacidade do Estado enfrentá-las.
A Constituição Federal de 1988 é um marco na estruturação da política de saúde no Brasil, o seu artigo 196 diz que a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção e recuperação.
CONTEXTUALIZAÇÃO DO MUNICÍPIO DE GUANAMBI:
Guanambi município do estado da Bahia. Está distante 796 quilômetros a sudoeste de Salvador, com uma área Total