serviço social e positivismo
O serviço social está ligado está ligado ao positivismo de Comte, onde as leis naturais poderiam ser aplicadas também na sociedade. Onde o homem passaria por três estágios, o teológico, e o metafisico e por fim o positivismo.
Enquanto o positivismo de Comte, traz uma ideia contaria de que o homem deveria deixar a religiosidade de forma imposta pela igreja e passar a não mais alienar-se a ela passando a ser livre para cultuar a si próprio ou ao pensamento cientifico e intelectual a filosofia positivista não via Deus como centro de tudo, ou seja o positivista não consideram conhecimento ligado a crença, ou qualquer outro que não posso ser provado pela ciência.
Os pontos de divergências existentes entre o positivismo de orientação comtista e a igreja não impediram porem que em algumas situações defendessem pontos de vista semelhante.
O Brasil foi um país onde o positivismo se espalhou mais também foi onde nasceu a primeira igreja positivista batendo de frente com a igreja católica contudo lhes eram comum os pensamentos a respeito a autoridade e a ideia de que as elites poderiam educar o povo.
Pela posição da religião do positivismo a igreja coloca-se o positivismo entre seus inimigos.
Com a morte de Miguel lemos um dos fundadores da igreja positivista e dez anos mais tarde Teixeira de mendes e enfraquece o positivismo de comte.
A igreja católica quando passa a se sentir ameaçada, começa a se organizar engajando nas causas sociais, para recupera seu prestígio.
A ação social da igreja entre a burguesia e a classe trabalhadora, foi que deu origem ao serviço social na década de 30 e 40 tanto a igreja com o ss defendia as melhores condições de trabalho e a defesa da família.
A igreja defendia um estado mais ativo com isso o ss teve sua origem com ação da igreja, mas essa doutrina não foi o bastante era preciso profissionalização e isso veio com a influencia norte americana com métodos científicos, pesquisas e estatística com