Estudo dirigido sobre o positivismo no brasil
DISCIPLINA: Fundamentos Filosóficos para o Serviço Social
PROFESSORA: MARIA TEREZA DE OLIVEIRA M. Sc.
DISCENTE: ANA PAULA CRUZ DOS SANTOS
PERÍODO LETIVO: 2012.1
Trabalho apresentado á disciplina Fundamentos Filosóficos para o Serviço Social, sob a orientação da professora Maria Tereza de Oliveira.
NATAL, 05 de Junho de 2012
ANA PAULA CRUZ DOS SANTOS
ESTUDO DIRIGIDO SOBRE O POSITIVISMO NO BRASIL
Trabalho apresentado á disciplina Fundamentos Filosóficos para o Serviço Social, sob a orientação da professora Maria Tereza de Oliveira.
NATAL, 05 de Junho de 2012
1. Faça uma análise e justifique o dístico “Ordem e Progresso” da Bandeira Brasileira.
O dístico “Ordem e Progresso” impresso na bandeira brasileira, expressa o pensamento positivista que o Brasil passava na época sob a influência do filósofo Auguste Comte. Por ser uma corrente conservadora os positivistas acreditavam que sem ordem o Brasil não conseguiria progredir. 2. Pesquise sobre o positivismo no Brasil e sua influência na religião, na política e forças armadas.
O positivismo no Brasil iniciou-se em 1844 por intermédio de Justiniano da Silva Gomes – lente substituto da Cadeira de Fisiologia na Faculdade de medicina da Bahia. Justiniano apresentou e sustentou a tese de concurso sob o título: Plano e de um curso de fisiologia, onde faz alusão á Augusto Comte. Comte foi um importante filósofo e sociólogo francês do século XIX e o criador da corrente filosófica, política e científica denominada positivismo. Segundo Neto (2003) “A filosofia positiva ou positivismo corresponde a uma forma de entendimento do mundo, do homem e das coisas em geral: ele entende que os fenômenos da natureza acham-se submetidos a leis naturais, que a observação descobre, que a ciência organiza e que a tecnologia permite aplicar, preferencialmente em benefício do ser humano. As leis naturais existem nas