Resumo de Positivismo, Funcionalismo, Fenomenologia e Marxismo (Serviço Social)
Trabalho Acadêmico desenvolvido a partir de pesquisa, onde os temas abordados são: Positivismo, Funcionalismo, Fenomenologia e Marxismo. O Objetivo desse trabalho é uma definição de cada pensamento filosófico. Optei por caracterizar pontos importantes de cada pensamento, definindo-o na seguinte ordem: O que é, Idealizador, Características, Objetivos e Influências na Sociedade e no Serviço Social.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 POSITIVISMO
O que é: O positivismo é uma corrente filosófica que surgiu na França no começo do século XIX. O positivismo acompanhou e estimulou a organização industrial da sociedade moderna e fez uma exaltação otimista do industrialismo. Pode-se compreendê-lo como produto da sociedade técnico-industrial que leva esta mesma sociedade a desenvolver-se e consolidar-se.
Idealizador do Pensamento Positivista: Auguste Comte (1798-1857) Características: Comte afirma que a sociedade dever se dividida em classes, em dirigentes e dirigidos, como forma de manter a harmonia na convivência social. Comte considerava a sociedade como um organismo heterogêneo. Cada individuo tem o seu papel na sociedade e deve concordar com isso, que fazendo sua parte já está dando sua contribuição para a mesma.
Objetivos: Modificação da sociedade através de um novo paradigma social. Preservar o funcionamento da ordem pública, caminhar para o progresso sem intervir na ordem já estabelecida. Busca reforma e não modificação.
Influências na sociedade: O positivismo teve fortes influências no Brasil, tendo como sua representação máxima, o emprego da frase positivista “Ordem e Progresso”, extraída da fórmula máxima do Positivismo: "O amor por princípio, a ordem por base, o progresso por fim", em plena bandeira brasileira. A frase tenta passar a imagem de que cada coisa em seu devido lugar conduziria para a perfeita orientação ética da vida social.
Influências no Serviço Social: Busca na matriz positivista o seu primeiro suporte